Qual a melhor opção para o seu cachorro: comida natural ou ração?

ração ou alimentação natural

Alimentação saudável e balanceada não é exclusividade para humanos! Os cuidados com o seu pet envolvem uma série de fatores, e um dos principais é o tipo de comida que ele consome. Eis que pode surgir a grande dúvida: Qual a diferença entre comida natural e ração? Qual das opções devo escolher?

Muitos problemas de saúde canina estão associados à sua dieta, como é o caso do aumento desenfreado de peso, que provoca danos respiratórios, motores e hormonais. Esses são problemas facilmente perceptíveis, mas há outros efeitos negativos que não se vê com tanta nitidez, por exemplo, alguma deficiência nutricional.

Então, o melhor a se fazer é oferecer comidas de qualidade para seu animal de estimação e evitar complicações no futuro, certo? Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para te ajudar a entender qual é a diferença entre comida natural e ração e qual é a melhor opção para o seu cão na hora das refeições.

Continue conosco!

A alimentação natural para cachorros

Definitivamente, ração não é o único tipo de comida que os cães podem consumir. Para quem deseja fugir dos industrializados e oferecer o que há de melhor para seu bichinho, a comida natural para cachorros é a opção perfeita.

Os alimentos naturais têm seus nutrientes conservados sem a necessidade de aditivos. Eles compõem uma dieta balanceada com comidas minimamente processadas, que, geralmente, passam apenas por dois procedimentos básicos: cozimento e congelamento.

Por essa razão, são consideravelmente mais benéficas para o organismo do pet, uma vez que ele estará ingerindo a quantidade suficiente de nutrientes necessários.

Muita atenção nessa hora: a comida natural para cães é diferente da comida humana! Mas, por quê? Bom, o organismo dos cachorros tem suas particularidades, diferentes dos humanos.

Alguns ingredientes que usamos na nossa rotina podem ser tóxicos para o seu amigo de quatro patas, como é o caso da cebola, do alho, do tomate, do abacate, das massas com fermento e tantos outros.

Com isso, existe o risco do cão desenvolver problemas gastrointestinais e obesidade. Afinal, sem o devido controle, a quantidade de calorias pode ultrapassar a sua real demanda.

Agora você já sabe que dar comida humana para cachorro não é uma boa ideia. Mas, o que podemos dizer sobre os pratos industrializados? Veja a seguir!

Qual é a diferença entre comida natural e ração?

Ração ou alimentação natural: existem diferenças? Existem sim, e são muitas!

A principal distinção entre esses dois tipos está no modo de preparo e nos ingredientes. De um lado, temos a indústria que utiliza uma mistura de produtos e subprodutos ultraprocessados, corantes, conservantes e aromatizantes, que podem ser prejudiciais a longo prazo.

Já a comida natural possui componentes frescos e de boa qualidade, que possibilitam a absorção nutricional adequada, preservando o sabor.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Cada tipo – seja ração ou alimentação natural – possui seus prós e contras, ou seja, é preciso que você saiba as suas prioridades e as do seu pet para determinar qual é a melhor.

Ração: vantagens e desvantagens

Vantagens:

  • Praticidade;
  • Facilidade de armazenamento;
  • Longo prazo de validade;
  • Preço acessível.

Desvantagens:

  • Altamente industrializada;
  • Contém substâncias como corantes, aromatizantes e conservantes artificiais;
  • Possui déficit de vitaminas e nutrientes;
  • Usam palatabilizantes artificiais.

Alimentação natural: vantagens e desvantagens

Vantagens:

  • Ingredientes frescos e de boa qualidade;
  • Sem conservantes, corantes e aromatizantes naturais;
  • Melhor para a digestão;
  • Muito palatável;
  • Dieta completa que supre as necessidades do seu pet.

Desvantagens (existem apenas para o tutor):

  • Custo mais alto;
  • Maior tempo de preparo.

Diante disso, você consegue colocar na balança qual é a alternativa ideal para a saúde e o bem-estar do seu melhor amigo. Muitas vezes, é melhor investir em um produto com propriedades mais atraentes, como o alimento natural, a fim de evitar problemas de saúde e até mesmo gastos futuros com a saúde do seu pet. Os cães adoram e merecem comidas que possuem sabor e textura agradáveis. 

E uma vez que você introduz a alimentação natural na dieta do seu cachorro, ele passa a se adaptar e dificilmente aceitará a ração convencional novamente.

Qualquer pet pode trocar a ração pela alimentação natural

Você sabia? Qualquer cachorro pode passar por uma transição nutricional.

Mesmo que o seu cão seja adulto, é possível trocar o tipo de comida que ele consome. Essa mudança sempre deve ser realizada gradualmente e, se seu pet tem alguma comorbidade, é importante que você peça a orientação do médico veterinário, a partir de uma avaliação completa da saúde do seu animal de estimação.

O especialista considera o porte, a raça, a idade e até mesmo a personalidade do seu cão na hora de prescrever uma dieta que respeite suas características e corresponda às suas necessidades.

Assim, a dieta cotidiana do seu pet respeitará o que ele gosta e suas possíveis restrições, como alergias ou intolerâncias.

O processo deve ser feito gradualmente, pois uma mudança brusca pode ser muito estranha para o cão e provocar desequilíbrios. No dia a dia, ofereça pequenas porções de comida natural e aumente essa proporção.

Ilustramos esse processo de escolha entre ração ou alimentação natural com as seguintes proporções:

  • No primeiro dia: 25% da comida nova e 75% da comida de costume;
  • No segundo e terceiro dias: 50% de cada tipo de comida;
  • No quarto dia: a alimentação nova já pode representar 75% do que ele consome;
  • No quinto dia: a nova dieta passa a 100%, concluindo a transição.

Um ponto importante nesse momento transitório é o comportamento do animal. Observe como ele reage à mudança e, se apresentar sinais de desconforto, comunique ao veterinário responsável. Agora, se ele se adaptar sem nenhuma dificuldade, é só seguir com a nova dieta!

Você ainda tem alguma dúvida sobre qual tipo de comida é melhor para o seu melhor amigo? Ração ou alimentação natural?

Se quer mais dicas como essas, não deixe de acompanhar as novidades do nosso blog, nos seguir no Instagram e curtir a nossa página no Facebook e receba mais conteúdos sobre o assunto, além de conhecer os nossos produtos!

Continue lendo
Conheça os produtos Le Banquet