Tártaro em Cães: o que fazer?

Quando se trata da saúde completa do seu cão, a qualidade dos cuidados dentários é a chave para muitos aspectos do seu bem-estar. Sem bons tratos, seu melhor amigo pode desenvolver doenças e até perder os dentes. É por isso que é tão importante saber como prevenir e remover o tártaro em cães.

Vamos conferir?

O que é e como saber se meu cachorro está com tártaro?

Assim como os humanos, os cães podem ter acúmulo de placa, que, se não for removida regularmente, pode endurecer em tártaro e causar uma série de problemas de saúde bucal. 

O tártaro geralmente começa a se formar ao redor dos dentes por volta dos 4 anos de idade e fica mais escuro e espesso quanto mais velho o pet fica. Tal como acontece com as pessoas, a condição dos dentes depende da genética, da alimentação e dos cuidados dentários (ou da falta deles).

Quando a placa se acumula, ela se transforma em tártaro que cria um ambiente para o crescimento de bactérias, levando a problemas sérios e dolorosos no futuro.

Fique atento: se o seu cão tem muito mau hálito, parece estar arranhando a boca ou deixando cair comida quando come, ele pode ter um acúmulo severo de tártaro. A boa notícia é que você pode evitar esses problemas dentários para o seu animal de estimação. 

Causas do tártaro: por que ele se forma?

Cães com doenças dentárias geralmente têm uma expectativa de vida reduzida, dor associada a infecções e cáries. E, sim, esta doença continua afetando os principais órgãos do corpo, incluindo o coração e os rins. 

Basicamente, todos os cães correm risco de desenvolver tártaro em algum momento da vida. No entanto, raças pequenas são mais propensas do que outras porque o esmalte dos dentes é de qualidade inferior, e os dentes são muito menores e mais próximos.

E, sim, pode ser difícil alimentar seu cão com os alimentos certos.

Por exemplo, assim como os humanos, que devem evitar comer muito açúcar para a saúde bucal, nossos filhotes também precisam evitá-los. Guloseimas e alimentos muito ricos em amido tendem a grudar nos dentes do seu amigo de quatro patas, o que é prejudicial.

Nossa dica? Tente incorporar apenas alimentos saudáveis e nutritivos à dieta do seu doguinho, tais como os que somente a comida natural para cachorro fornece!

Meu cão está com tártaro, o que fazer?

Bom, assim como os humanos precisam ir ao dentista regularmente para exames e limpezas de rotina, os cães também precisam ir ao veterinário para esse fim. 

Por isso, recomendamos levar seu amigo à clínica para limpeza completa dos dentes e gengivas, removendo qualquer placa ou tártaro que esteja se formando. 

Mesmo que você limpe a boca dele regularmente em casa, seu veterinário poderá limpar os lugares que você não consegue alcançar. Além disso, ele fará um exame completo dos dentes para garantir que a boca esteja saudável. Se o ele detectar um problema, já poderá iniciar o tratamento antes que piore.

Como prevenir tártaro em cães?

Escovar os dentes do seu cão todos os dias ou pelo menos semanalmente é uma das melhores maneiras de prevenir a placa bacteriana e o tártaro. Se não estiver habituado a escovar os dentes, deverá apresentá-lo gradualmente ao processo. 

Lembre-se: é importante ser paciente, pois pode demorar um pouco para que seu cãozinho comece a escovar todos os dentes de uma só vez.

Muito importante:

  • Use creme dental criado especificamente para cães;
  • Uma vez que ele já esteja acostumado com a pasta de dentes e com a boca tocada, você pode introduzir gradualmente a escova de dentes;
  • Não tente escovar todos os dentes até que eles se acostumem com a escova;
  • Sempre recompense seu animal de estimação ao final da escovação.

Quais os riscos do tártaro para a saúde do cão?

Infelizmente, os problemas orais não se limitam à boca. Uma vez que ela estiver cronicamente comprometida, a doença se espalha para outras partes do corpo do animal. 

As toxinas e bactérias da doença entram na corrente sanguínea e são transferidas para outras partes do organismo. Se elas chegarem ao cérebro, coração e rins, o efeito pode ser fatal. Portanto, evite doenças dentárias no seu cão. Você não gostaria que seu amado animal de estimação sofresse. 

Ah, e tudo começa dando ao seu animal a comida certa. Assim como a sua, a alimentação do pet deve ser bem equilibrada. Por isso, invista em comida natural para o cachorro.

Essas dicas permitem que você identifique preventivamente quaisquer problemas dentários que se desenvolvam antes que eles avancem. Esperamos que estas informações lhe dê uma melhor compreensão e conhecimento de nossos amigos peludos. 

Se você procura comida natural para cachorro, visite nossa loja virtual! E para ficar por dentro de conteúdos como este, acompanhe a gente nas redes sociais!

Continue lendo
Conheça os produtos Le Banquet